À espera da fumaça branca: Igreja Católica começa processo para eleger novo papa; entenda as etapas

À espera da fumaça branca: Igreja Católica começa processo para eleger novo papa; entenda as etapas

Foto: Vatican News

Teve início nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que irá escolher o novo papa, sucessor do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos. Com a entrada dos cardeais eleitores na Capela Sistina, o processo segue rituais centenários, marcados por solenidade, sigilo e oração.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos estão reunidos sob o juramento de absoluto segredo. Após a missa Pro Eligendo Pontifice, os purpurados ingressaram em procissão na Capela Sistina entoando o hino Veni Creator Spiritus, pedindo inspiração divina para a escolha do novo pontífice. Em seguida, a capela foi lacrada, dando início à fase mais reservada do processo.

Etapas do Conclave

O conclave segue um rígido protocolo. A primeira votação poderá ocorrer ainda no primeiro dia, embora seja comum que as decisões se estendam por vários dias. Os cardeais votarão até quatro vezes por dia (duas pela manhã e duas à tarde), até que um candidato atinja os dois terços dos votos — ou seja, 89 votos.

Após cada sessão de votação, as cédulas são queimadas em uma estufa conectada à chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta indica que não houve consenso; a fumaça branca anuncia a eleição de um novo papa. Quando isso ocorrer, o novo pontífice será anunciado ao mundo com as palavras “Habemus Papam”, seguido de sua primeira bênção apostólica.

Até a escolha do novo líder da Igreja, o mundo católico acompanha com expectativa os sinais vindos da chaminé.

Despedida do papa Francisco

Jorge Mário Bergoglio, o papa Francisco, morreu em 21 de abril, na Casa de Santa Marta, no Vaticano. Ele foi o primeiro papa latino-americano. A missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali, os nove dias de luto e orações, foi realizada no sábado (26). Após a celebração, o caixão foi levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ele foi sepultado.

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adriane Perin é a primeira mulher a assumir a presidência da Famurs; posse foi na manhã desta quarta-feira Anterior

Adriane Perin é a primeira mulher a assumir a presidência da Famurs; posse foi na manhã desta quarta-feira

Aulas do primeiro semestre do curso técnico em Paisagismo da UFSM não serão retomadas Próximo

Aulas do primeiro semestre do curso técnico em Paisagismo da UFSM não serão retomadas

Geral